segunda-feira, 19 de março de 2012

Ações dos Projetos SPE, Afro-Indígena e Semi-árido 2012

Projeto Saúde e Prevenção nas Escolas

Objetivos

l  Sensibilizar os professores para a abordagem das questões (drogas, DSTs e Sexualidade e gravidez na adolescência);
l  Desenvolver a espontaneidade e a auto-estima dos alunos para facilitar a comunicação com os pais, não só de modo geral, mas em especial sobre questões das drogas e DSTS.
l  Mobilização da opinião pública escolar mediante campanha de alerta.
l  Tratar a difusão dos conhecimentos sobre drogas e doenças sexualmente transmissíveis.

Estratégias
l  As classes envolvidas trabalharão debates individualmente;
l  Confecção de cartazes, murais e pesquisas;
l  Utilização de filmes, vídeos e outros recursos tecnológicos como a internet para promover através de pesquisas, a orientação, a prevenção e a conscientização contra o uso abusivo de drogas e risco de contrair alguma DST.

Atividades

l  Pesquisas
l  Relatórios
l  Confecções de murais com base nas pesquisas feitas, contendo informações sobre diversos tipos de drogas e DSTs, seus efeitos e consequências maléficas à vida
l  Cinema – Filmes que abordem Temáticas sobre drogas, DSTs e gravidez na adolescência.


Cronograma de Atividades

Meses
Atividades
Professor Responsável
Fevereiro
Fazer o Projeto
Jorge
Março
Trabalhar com vídeos e textos que relatem os problemas causados pelas drogas lícitas.
Márcio
Abril
Trabalhar filmes ou documentários sobre as drogas Ilícitas
 Bergue
Maio
Adolescência X Gravidez
 Carminha
Junho
Pesquisa na comunidade sobre grávidas adolescentes
 Lourdes
Agosto
Conhecendo as  DSTs – Palestra com enfermeiro
 Márcio e Arnaldo
Setembro
Confecção de uma cartilha educativa sobre drogas, DSTs e gravidez na adolescência
 Oceliano
Outubro
Publicação de textos dos alunos no blog da escola
Jorge
Novembro
Socialização do material pesquisado para a comunidade
Todos os professores



Projeto Convivência com o
Semi-Árido

Objetivos

l  Disseminar novos conhecimentos sobre o semi-árido nordestino.
l  Formar multiplicadores do conhecimento da convivência com o semi-árido.
l  Promover práticas de pesquisa de campo e relatórios.
l  Sensibilizar os alunos sobre suas práticas no tocante ao meio ambiente.


Estratégias


l  Envolver os alunos em pesquisas de campo e socialização dos seus trabalhos.
l  Confecção de cartilhas, cartazes e murais.
l  Utilização de recursos tecnológicos (DVD, filmes e internet).


Atividades

l  Pesquisas
l  Relatórios
l  Confecções de murais com base nas pesquisas feitas, contendo informações sobre a comunidade e o conhecimento trabalhado.
l    Filmes que abordem temáticas sobre o semi-árido nordestino.

Cronograma de Atividades

Meses
Atividades
Professor Responsável
Fevereiro
Fazer o Projeto
Jorge
Março
Conhecendo a fauna e flora do semi-árido.
 Oceliano
Abril
Pesquisa de campo sobre a fauna, flora e aspectos físicos que os alunos percebem na comunidade.
 Arnaldo
Maio
Pesquisa de campo sobre as condições de vida dos agricultores da comunidade.
 Lourdes
Junho
Pesquisa sobre o município e os cuidados com o meio ambiente.
 Carminha
Agosto
Trabalho de gabinete sobre o material pesquisado.
 Bergue
Setembro
Confecção de uma cartilha educativa sobre o semi-árido.
 Márcio
Outubro
Publicação de textos dos alunos no blog da escola
 Jorge
Novembro
Socialização do material pesquisado para a comunidade
Todos os professores




Projeto Nossa gente, Nossas Raízes: Afro-indígena



Objetivos
l  Sensibilizar os professores para importância da valorização da cultura afro-indígena.
l  Proporcionar momentos de reflexão crítica sobre as contribuições afro-indígena.
l  Mobilização da opinião pública escolar, mediante campanhas, debates e oficinas.
l  Trabalhar a difusão dos conhecimentos sobre as riquezas sócio-culturais africanas e indígenas na sociedade brasileira.
l  Sensibilizar os alunos contra o preconceito cultural.

Estratégias

l  As classes envolvidas trabalharão individualmente debates e temáticas diversificadas para no momento oportuno socializar.
l  Confecção de cartazes, murais e pesquisas.
l  Utilização de vídeos e outros recursos tecnológicos como a internet para promover pesquisa orientada e conscientização contra o preconceito sociocultural.

Atividades

l  Pesquisas
l  Relatórios
l  Confecções de murais com base nas pesquisas feitas, contendo informações sobre a riqueza sociocultural herdada dos índios e afro.
l    Filmes e documentários que abordem as temáticas.

Cronograma de Atividades

Meses
Atividades
Professor Responsável
Fevereiro
Fazer o Projeto
Jorge
Março
Conhecendo a cultura africana e indígena em nosso dia-a-dia.
 Lourdes
Abril
 O legado da cultura indígena em Jaguaruana
 Márcio
Maio
  O Ceará afro-indígena
 Oceliano
Junho
Pesquisa estatística na comunidade sobre dados sócio-econômicos, procura sua auto-definição.
 Arnaldo
Agosto
Literatura africana e indígena.
 Bergue
Setembro
Confecção de uma cartilha educativa sobre a riqueza cultural afro-indígena.
 Carminha
Outubro
Publicação de textos dos alunos no blog da escola
Jorge
Novembro
Socialização do material pesquisado para a comunidade
 Todos os professores




Lei obriga escolas a ensinar história afro-brasileiras e indígenas
Foi sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a Lei 11.465/08, que inclui no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”.  A lei 10.639/03 já previa a obrigatoriedade do ensino sobre história e cultura afro-brasileira. Agora, com a nova lei, confere-se o mesmo destaque ao ensino da história e cultura dos povos indígenas. A medida vale para as escolas de ensino fundamental e médio, públicas e privadas, e deverá fazer parte de todo o currículo escolar, especialmente as áreas de educação artística, literatura e história. O conteúdo escolar deverá incluir o estudo da história da África e dos africanos, a luta e cultura dos negros e indígenas no Brasil. A proposta é enfatizar a contribuição de todos esses grupos – nas áreas social, econômica e política – para a formação da população brasileira.

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