sábado, 7 de janeiro de 2012

Agente Juvenil


Relatório de Ações do Agente de Saúde Juvenil

Escola de Ensino Fundamental Francisco Venâncio da Silva
Córrego do Machado






Jaguaruana, 31 de Agosto de 2011


No dia 17 de agosto de 2011, as agentes de saúde da comunidade Córrego do Machado, juntamente com as agentes de saúde juvenil Maíra e Hilderlânia, fizeram visita as 09 gestantes da comunidade. Na ocasião foi feito o convite para participarem de uma oficina sobre cuidado que as mesmas devem ter durante o período de gestação, e seria realizada na Escola de Ensino Fundamental Francisco Venâncio da Silva.
Na visita foi feito anotações de acompanhamento de cada gestante, inclusive uma que tem gravidez de alto risco. Nas conversas e nos prontuários de  acompanhamento das gestantes, pode-se perceber que as mesmas estavam tendo um desenvolvimento ótimo, sem quaisquer complicações ao desenvolvimento da criança.

No dia 18 de agosto de 2011, às 08:00 da manhã as 09 gestantes da comunidade, juntamente com as agentes de saúde comunitárias e as agentes de saúde mirim, se reuniram em seminário, na escola da comunidade, onde séria repassado um vídeo sobre os cuidados em cada período da gestação e logo após ocorreria um debate sobre dúvidas.
No primeiro momento foi lida uma mensagem sobre a “saúde e bem estar”, a importância de sentir-se feliz nesse momento de gestação onde toda família se prepara para a vinda de uma criança. Foi importante deixar claro que a responsabilidade é de toda família, que deve amparar e cuidar tanto da mãe como da criança.
Após o vídeo foi feito um debate sobre dúvidas em relação as cuidados que cada gestante devem tomar em seu período de gestação. A conversa foi bastante produtiva com a participação de todos os presentes. Após o debate foi entregue uma lembrancinha a cada gestante, simbolizando esse momento mágico que cada uma estava vivenciando.
No dia 19 de Agosto de 2011, na Escola de Ensino Fundamental Francisco Venâncio da Silva, às 08:00 da manhã organizou o encontro com todos os agentes de saúde comunitários da área, com os agentes de saúdes juvenis e coordenadores pedagógicos das localidades Córrego do Machado, Lagoa Vermelha, Afogados, Assentamento Bela Vista e adjacências, para socialização dos trabalhos realizados.
No primeiro momento foi lida uma mensagem reflexiva sobre “A família do amor”, logo após alguns participantes comentaram sobre o texto e a importância da família em todos os momentos da vida de uma pessoa.
Logo após cada grupo de pessoas, compostos pelo agente de saúde comunitário, agente de saúde juvenil e coordenador pedagógico, socializaram as atividades que estavam sendo realizadas em cada comunidade. Na exposição foi relatado sobre os receios do projeto e constatado por todos, a importância do mesmo (parceria entre Educação e Saúde), pois a vivência demonstrou que essa parceria é um sucesso para todos e só quem tem a ganhar é a comunidade .
Ao término da assembléia ficou decidido que o próximo encontro seria na Escola de Ensino Fundamenta Doutor José Simões Filho, na Comunidade da Lagoa Vermelhas às 08:00 da manhã.


.           No mês de Novembro as mães da comunidade do Córrego Machado foram convidadas a participarem de uma aula com a educadora física Nega, sobre movimentos e exercícios que elas podem realizar, que melhoram seu condicionamento físico e ajuda  na hora do parto.








Nenhum comentário:

Postar um comentário